segunda-feira, agosto 29, 2005

bons tempos

no tempo dos piões, dos berlindes e dos roda-bota-fora, existiam muitas crianças felizes. lembram-se de quando chegávamos à escola, berlindes no saco, pião no bolso e bola debaixo do braço, artilharia preparada para os intervalos entre ciências da natureza e inglês?
os intervalos tinham 10 minutos, tempo mais que suficiente para um 4-2 entre a nossa turma e o 7ºA. "Ganhámos!!" e em seguida íamos a transpirar para a aula, com a professora a perguntar pelos tpc's e nós ainda a discutirmos o último golo, marcado ao som do segundo toque.
Antes do almoço, lá ia um "ganhas", jogo de berlindes, pautado pelo mesmo princípio aplicado em tantos jogos, quem perde paga. neste caso, entregavam-se os berlindes.
os berlindes abafadores, verdadeiros "hulks" dos recreios escolares, arrasavam os adversários esféricos mais pequenos e coloridos, deixando crianças depenadas e outras de barriga cheia.
a seguir ao almoço, lá vinha o pião. lançado com força tal que, num gesto mal medido poderia abrir duas ou três cabeças que estivessem a assistir, o pião girava sem parar, no chão de cimento.
depois lá vinham os rufias da escola e era ver os campeões a guardar os seus instrumentos de vitória no bolso, indo para ao pé da contínua fernanda, evitando o contacto com os meliantes.
chegádos a casa, saídos do metro, fazíamos o "prognóstico de final de dia", deliciados com as conquistas e desiludidos com as derrotas, ansiosos pelo dia seguinte, ainda melhor:
- amanhã no metro de roma às 7h45m pra virmos pra escola!
- ok, 7h45m lá embaixo.
- jogamos com os do 8ºC no intervalo grande, não te esqueças da bola!
- ok, vou trazer a camisola do joão pinto e tudo!

aiai....(suspiro)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ai, minha santinha me valha! Tudo serve para não pegar nos calhamaços... até uma nostalgia de cinquentão aos vinte e tal anos!!

 
origem