quinta-feira, setembro 29, 2005

erasmus

vocês já fizeram erasmus? eu já, no ano passado.
cheguei a lisboa há precisamente 2 meses e 17 dias, depois de exactamente 9 meses e 27 dias lá fora. foi o ano da minha vida, até ao momento.
hoje de manhã, em frente a esta máquina que não compreendo mas que me ajuda a contactar com as pessoas mais distantes, aconteceu-me uma cena gira.
gira não. foi uma cena-de-lágrima-ao-canto-do-olho-que-depois-escorre-pela-face-acompanhada-pelo-muco-nasal (para não dizer ra...).
estava a falar com um amigo francês, no messenger, esse bicho estranho.
eis senão quando, chega uma amiga japonesa, que se adiciona à conversa.
então, assim de repente, estão um português, um francês e uma japonesa a falar via cibernáutica.
parece o início de uma anedota, mas não.
enquanto tal sucedia e conversávamos animadamente, cada um no seu país, eu ia ouvindo um cd que marcou o meu erasmus e que me foi dado por um amigo que morreu no decorrer do "ano da minha vida".
era um amigo italiano, que conheci em espanha e que morreu três dias depois de ter estado aqui na nossa linda cidade de lisboa.
concluindo...
um computador ligado à internet, um amigo francês, uma amiga japonesa, a memória de um grande amigo italiano e um cd de uma banda catalã, tudo somadinho, dá um grande aperto no coração...

5 comentários:

andre disse...

e que aperto dá às vezes..

Anónimo disse...

pois é, são as pessoas certas, no momento certo, a ouvir a música certa. Aposto que o Marco, lá onde estiver, também sentiu esse aperto no coração ...

Anónimo disse...

eu, que só conheci o Marco umas horas nos últimos dias de vida dele, também consigo sentir esse aperto....

Mary Mary disse...

Nunca fiz Erasmus mas tou e pensar fazer para o ano! Queria sentir essa mistura de culturas num país que não é o nosso!
É sem dúvida uma Experiência de Vida... :)

Pastilhas Júnior disse...

Esta foi a melhor e a verdadeira definição de Globalização que vi.

 
origem