segunda-feira, novembro 28, 2005

circos há muitos

o circo sempre me deprimiu.
mas posso dizer-vos que há 3 tipos de circos:

1- o circo megalómano, internacional, que tem tendas gigantes, são montados em estádios de futebol, têm mais funcionários que a EMEL, os animais vêm de todas as partes do mundo e mordem, picam, voam, falam e fazem bifes com ovo a cavalo.

2- o circo normal, aquele de praça de touros, com funcionários que fumam enquanto pegam nos litros de gasolina para molhar os anéis, futuramente de fogo, por onde vão saltar os tigres.

3- e o circo mínimo, o de aldeia.
em que há só 3 animais, um elefante, um papagaio e um macaco.
em que o homem das pipocas é visto a seguir ao intervalo a 25 metros do chão, no trapézio, agarrando à senhora que vende os bilhetes.
o apresentador é o mesmo que segura a trela do elefante, enquanto o varredor da pista mete a cabeça debaixo da pata do jumbo.
a meio do espectáculo, a senhora barbuda, que faz as farturas, descuida-se e deixa escapar o macaco, absolutamente necessário para o número final, acabando por pôr meia plateia (6 pessoas) à procura do símio, enquanto o papagaio grita asneiras-de-balcão-de-taberna.
encontrado o bicho, está tudo a postos para o gran finale, em que o macaquito escolhe uma pessoa do público para lhe colocar uma maçã em cima da cabeça e seguidamente disparar uma flecha, qual guilherme tell, fazendo um novo piercing ao voluntário.

o circo megalómano tem cada vez mais sucesso e rouba público ao circo normal, que da praça de touros passa ao parque de estacionamento de sete rios, mas mantém a sua actividade.
porém, o circo mínimo fecha as portas, pois não há verba para pagar o tratamento do espectador, nem para levar o macaco ao oftalmologista...

10 comentários:

MPR disse...

Mas não há problema... a sério... a Médis pagou-me as consultas... nunca mais consegui foi suportar o cheiro a banana...

Anónimo disse...

o circo tradicional, familiar, composto de tres ou quatro gerações da mesma família, está mesmo em vias de extinção. Digamos que é uma das lembranças mais neuras da minha infância, assistir ao espectáculo das falsas gargalhadas e da falsa alegria , em que o palhaço era simultaneamente o amestrador e/ou o apresentador e os animais eram magros, lentos e tinham um olhar triste. Eu não sabia ainda o que era a sobrevivência ao limite e já achava o circo deprimente e angustiante...

Anónimo disse...

E a propósito, quem se lembra do P0ÇO DA MORTE na feira popular ? O JOSELITO DO POÇO DA MORTE ?? Jota, desafio-te a escrever um texto sobre este número de circo, em que pai e filho arriscavam a vida todos os dias, várias vezes ao dia, muitas vezes para apenas meia dúzia de espectadores de cada vez...

MPR disse...

O Poço da Morte! Lindo! Já nem me lembrava disso! A primeira vez que vi isso achei que eu tambem conseguia fazer... Afinal era só andar de mota num barril! Fácil não?

ananda disse...

Não gosto nada de circo, mas fiquei com curiosidade de ver um circo minimo. Pareceu-me interessante!
Ainda tenho de procurar uma aldeia com um circo desses. ;)

Anónimo disse...

circo é a coisa + deprimente deste mundo (isso e musicas de natal)...
os animais magríssimos, a lançar-te um olhar como que a implorar-te que os leves para casa (sim, mesmo os tigres...) e os palhaços a tentar fazer-nos rir de piadas que até eles sabem não ter piada, de que nos acabamos por rir só por pena mesmo...

e o poço da morte!! da única vez que lá fui (era bastante + pequenina), o meu pai disse-me com um ar tão grave e sério que aqueles homens arriscavam a vida VÁRIAS VEZES AO DIA para fazer um espéctaculo para meia dúzia de pessoas (como diz ali o sr. anónimo) só para ganharem dinheiro para COMER, que eu ainda hoje quando penso nisso sinto um arrepio e um salto no estômago...

Mary Mary disse...

O melhor palhaço do Mundo é SLAVA e vem cá agora!!! Não percam... É simplesmente FABULOSO!!!

andre disse...

eu vi o poço da morte aí ha um 1 mes atras.
Fiquei fascinado com as recordações que me trouxe.
Rapazes e meninas, caros provincianos de lisboa é só irem ao portugal profundo e encontram essas coisas muito facilmente.
Espero que um dia levem os filhos a verem disso e nao os ceguem com a playstation intergalatic X 2020

lpf disse...

So venho por este meio realçar algo de extrema importância no comentário do andré...

"provincianos de lisboa", aka benfiquistas"

o (grande) autor disse...

o post sobre o poço da morte fica prometido.
até porque o vi algumas vezes e também porque o joselito andava na minha escola!!
(era ultra-repetente, claro)

 
origem