sábado, junho 09, 2007

A Memória dos Cheiros

Acha o (grande) autor fenomenal a memória dos cheiros.
A capacidade que o nosso corpo tem de, ao cheirar qualquer coisa, nos transportar para um local, uma data, uma pessoa ou um momento de nível alcoólico exacerbado.
Por exemplo, no (grande) caso:

Cheiro a maresia - Porto de Sesimbra

Cheiro a cócó, chichi, vomitado, animais mortos - Casas-de-banho do Sudoeste, em 2000

Cheiro a rosas - Rosas (das que nunca me ofereceram!)

Cheiro a pão no forno - Padaria da Estrela, às 06h42m de uma terça

Cheiro a álcool - Hálito do Sr. Santos, porteiro da escola EB 2+3 Eugénio dos Santos, onde andei

Cheiro a suor - Carruagem do metro, às 18h15m, Baixa-chiado

Cheiro a bacalhau - A cozinha da minha avó, quando há bacalhau de molho (ca nuojo)

Cheiro a cebola - Carruagem do metro, às 18h27m, Entrecampos

Cheiro a fritos - As roullotes à volta do estádio da Luz, 2 horas antes de prélio

Cheiro a alcatrão molhado - A minha rua, quando vêm as primeiras chuvas de Verão

Cheiro a queimado - A minha mãe a fazer torradas para o pequeno-almoço

Cheiro a tubo de escape - O parque de estacionamento das Amoreiras, em 1992

Cheiro a éter - A sala de espera de Santa Maria, a ter o pior episódio sanguíneo da minha vida

Cheiro a álcool etílico e acetona - As paredes da cozinha da minha casa de Erasmus, que tivémos de limpar no último dia, de lágrimas no canto do olho

Cheiro a algas - A praia do Meco, desde 1982

Cheiro a peixe frito - A feira popular, antes de o Santana decidir que seria fechada, porque lhe apeteceu

Cheiro a cigarros - A minha roupa depois de ir sair à noite em sítios semi-fechados

Cheiro a merda-que-não-se-estava-à-espera - A fralda de um bébé de 8 meses

Cheiro a pessoa bonita - O (grande) autor

and soi on, and soi on...

6 comentários:

Anónimo disse...

cheiro a cigarros - o bar da católica ao final do dia

cheiro a cerveja - o bar a catolica depois de uma festa

cheiro a fritos - o bar da catolica à hora de almoço

resumindo e concluindo, acho que tenho saudades do bar da catolica...

JPC disse...

cheiro a morangos frescos - o meu pequeno almoço de hoje

LSDee disse...

e quando conheces o cheiro, te traz uma sensação, mas nao consegues lembrar-te de onde vem essa memória? irrita-me...

cheiro a cachorros (cães bébés) - carruagem do comboio Valongo-Cête as 17h08 duma sexta-feira

Carrie disse...

Cheiro a canela -aquela bezana que apanhei no Santos e Sacrifícios com shots de Gold Strike, que acabou mal e nunca mais me permitiu sequer chegar perto de nada com esta substância maquiavélica.

o (grande) autor disse...

Cara LSDee, isso é aguardar e, no momento em que menos esperamos, tcharan...lembra-mo-nos de onde vem o cheirete.

Cara Carrie, partilho em absoluto desse enjoo adolescente com travo a canela.
Desse e de outro, o de Blue Coraçao (ou lá como se escreve...)

Anónimo disse...

cheiro a torradas queimadas ao pequeno almoço ??? isso é mesmo uma memória muito antiga e enternecedora.... pelo menos para a autora das ditas torradas que muito trabalho davam depois a raspar, espalhando migalhas estorricadas pela cozinha toda...

 
origem