terça-feira, julho 17, 2007

Cinco Oradores E Um Funeral

No domingo foi o funeral.
Foi o funeral mais bonito a que já fui.
Em pleno centro funerário (porque o meu Pai era tão religioso como o Pinto da Costa inocente) montámos um projector, um portátil e um ecrã.
Enquanto eu, a minha irmã e três amigos líamos, à vez, uns textos e dois poemas em sua memória, iam passando fotografias recentes e antigas, todas de criar-lágrima-no-canto-do-olho.
Depois seguiu para o crematório (porque o meu Pai queria as cinzas espalhadas numa das nossas muitas praias), terminando com uma valente salva de palmas.

O meu Pai, sempre que íamos a um funeral, dizia-me, em susurro:
- Mas porque é que as pessoas querem ser enterradas? Já viste o desperdício de espaço? Já viste quantos campos de futebol é que se faziam nas zonas dos cemitérios??

Pedimos ainda às pessoas para, além de não virem de preto, em vez de trazerem flores (que apodrecem dois dias depois e vão para o lixo) trazerem um cheque à ordem da União Zoófila, para ajudarmos os cães e os gatos, que tanto precisam.
Até agora já conseguimos 430€, o que com toda a certeza deixa o meu Pai contentíssimo.

Foi mesmo bonito (para um funeral).

Até já, Pai.
Vai lá andando que um gajo já lá vai ter.

9 comentários:

Cátia Simões disse...

Que nao se apague nunca o teu sorriso e esse humor característico, milu! um beijo grande

Anónimo disse...

A fotografia está excelente.

Joana Roque Lino disse...

Um beijo grande jotinha.

Anónimo disse...

eu, que já tenho 50 anos e por acaso sou tua mãe, estou plenamente de acordo. Foi o funeral mais bonito a que fui. O mais bonito, o mais comovente, o que mais sentido fez, porque além de chorarmos o pai, reunimos os melhores amigos e familiares que ele tinha ( e tem) e deixámos-lhes na memória, as belas imagens que tu e a Ana escolheram até às 5 h da manhã duma noite muito comprida...

gralha disse...

Parabéns pela coragem de fazer as coisas à sua (e vossa maneira). No meio de um momento da vida para o qual não se encontra explicação, consegue-se fazer algo com sentido.

C. disse...

Gosto muito de ti.

Nandinho Jr. disse...

Caro Jota, tenho andado um pouco distante destes mundos, daí que só hoje me confrontei com tais noticias. Queria assim enviar-te os meus sentimentos por tão grande perda e um forte abraço.

life goes on

Sr. Jurista disse...

Jota,

Só para te dar os meus sentimentos pelo teu pai, e já sabes que se puder ajudar de alguma forma, é só apitares.
Muitos parabens pelo terminar do curso, não tenhas duvidas que o teu pai está a ver.

Um abraço

Sr. Jurista disse...

Mais uma coisa: fabulosa a ideia da união zoófila, parabens!

 
origem