sábado, março 28, 2009

Se

Para o Liedson não vir para a selecção, Portugal tiver de perder hoje por 5-0 com os suecos, venha de lá essa mão cheia, por favor, enquanto no estádio se ouve Zeca Afonso.

Porque para ter jogadores de vários países, existem os clubes.

E assim, se Portugal não for ao Mundial, pode ser que no telejornal deixem de existir "directos a partir da entrada do hotel onde está a selecção" para comunicarem que os jogadores foram fazer um treino às 11h da manhã e que vão comer goiaba à sobremesa do almoço.

E pode ser que a TVI deixe de fazer "emissões especiais" que duram as 4 horas anteriores ao jogo.

E pode ser que também acabe a fome e a guerra no Mundo.

E que apareça o elixir da juventude.

Da Colgate.

4 comentários:

Jay Cee disse...

Se o Liedson é Português eu quero ser espanhola!

LSDee disse...

100% de acordo
(com o Grande autor, nao tanto com a JayCee, que é preciso mais que acabar com a fome no mundo pra eu me tornar espanhola :P)

LPL disse...

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar a si, Grande Autor, muitos parabéns por este blog, e enviar a todos os leitores deste auditório um grande bem haja!

Vamos ao tema:
Não percebo qual é o problema de o Liedson jogar pela selecção quando, e se, vier a ser português.

Nós vivemos numa democracia em que elegemos os nossos representantes e em que estes em nossa representação fazem as leis. E existe uma lei que diz que qualquer pessoa, mediante o preenchimento de certas condições, adquire o direito de se tornar português. Isto, mediante um processo administrativo findo o qual a pessoa fica com todos os direitos que um cidadão originário português.

Porque há-de ser diferente na selecção de Futebol?

Se não querem que tipos com sotaque diferente sejam portugueses, façam uma de duas coisas:
- Votem PNR nas próximas eleições legislativas, ou
- Mega Manifestação em Almada (para não prejudicar o transito em Lisboa).

Obrigado e boa tarde,
Um grande bem haja!

o (grande) autor disse...

Caro Gigi, primeiro que tudo, obrigado pelo seu comentário e pelo elogio.

Agora, a questão de fundo.
Que consiste no motivo pela qual alguém se torna português.

Estou totalmente de acordo consigo no que respeita aos direitos do não-cidadão português de, ao preencher certos requisitos, se poder tornar num cidadão português.
Porém, a selecção de futebol representa um aspecto lúdico da sociedade.
Lúdico, apesar de mover milhões e influenciar outros milhões, claro.
Ora, sendo a selecção de futebol uma integrante da parte lúdica da sociedade portuguesa, foi formada com o intuito de participar, animar e promover a competição saudável entre países.
E cada selecção é formada por cidadãos originários.

Tal como na escola havia o torneio de futebol inter-turmas, neste participando equipas formadas por jogadores de cada turma.
Agora diga-me, Gigi, quando participava nesses torneios, tomando a liberdade de presumir que o fazia, gostava que o jogador "a" ou "b", sendo da turma 2, jogasse com a camisola da turma 4?
Não fazia sentido, não era?
Somos de uma turma, jogamos pela nossa turma, não vamos fazer uma perninha pela dos outros.

Esta comparação pode parecer exagerada, mas o princípio é o mesmo.

O futebol é um jogo.
Como jogo, tem regras, umas base, outras menos importantes.
Uma das regras-base é a de que as selecções são compostas por cidadãos originários.
Os clubes são compostos por cidadão de qualquer país, sem limitações.

Se as regras-base aplicadas às Selecções podem ser contornadas desta forma, o jogo, enquanto jogo, já não tem graça.

Se me disser que o Liedson quer abrir um supermercado depois de terminar a sua (bastante boa, admita-se) carreira, casando com uma portuguesa ou de onde ele quiser, comprando ou arrendando uma casinha para viver uns bons anos ali em Telheiras, inscrever os seus filhos na C+S da zona e for ao cinema ao Monumental, depois de mais um dia de trabalho na sua loja, nada tenho a opor.

Agora, um jogador de futebol, apenas no interesse de uma Federação que não consegue desencantar avançados de jeito, tornar-se português para marcar uns golos e Portugal conseguir ganhar uns JOGOS de futebol?

Não, obrigado.

E, já agora, vá perguntar aos milhares de brasileiros que todos os dias estão nas filas do SEF para tentarem dar inicio a esse processo administrativo e que se calhar preenchem esses requisitos de uma forma muito mais completa, o que pensam do Liedson e do Pepe e do Deco conseguirem a nacionalidade assim do dia para a noite.

Abraços

Ps - e, por favor e pelamordedeuzz, não me compare com votantes no PNR.

Ps2 - Um dos requisitos para se tornar cidadão português é saber o hino de Portugal. Ou será que o Liedson também vai ficar a olhar também para o placard gigante a ver quando é que aparece, como o Cristiano, enquanto pelos canhões marchar marchar?

 
origem