terça-feira, setembro 13, 2005

se se passar com vocês

advirto-vos para que, se um dia vos ocorrer semelhante situação à que passarei a descrever, abandonem rapidamente o local.
estava eu muito bem a dirigir-me para a papelaria do "mô bairro", a fim de verificar via tecnológica se era desta que podia desistir do curso e ir comprar uma ilha na polinésia francesa, quando sou literalmente ultrapassado por uma velhinha, esbaforida, de papéis na mão.
a senhora entra na papelaria antes da minha pessoa, dirigindo-se ao dono/funcionário/contador-de-cusquices-do-bairro da mesma.
eu, reconhecendo a minha fraca passada, visto ter sido dobrado por umas ancas e pernas com mais 54 anos que as minhas, renego-me para segundo lugar na fila, ficando a ler os títulos sempre motivantes do "tal&qual" e d' "o crime".
já agora, sabiam que uma senhora no interior tuga esfolou o próprio gato para fazer um lencinho de pôr à volta do pescoço que afinal resultou apenas numa capa de telemóvel porque o gato era magrinho?? ficam a saber...
enfim, enquanto me instruía e me punha a par das novidades nacionais, eu, um gajo que está sempre com um olho no burro e outro no cigano, ouvi a seguinte frase, disparada da bocarra da senhora:
"sr.joão, então o que é que acha que eu faça? deixaram-me este aviso lá na porta..."
constatou aqui o lince que o sr. joão ajeitou os óculos, passou a mão pelo cabelo e sacou dum cigarro, enquanto pegava no papel, que era um aviso de corte de electricidade.
nisto, fez o gesto que deitou por terra as minhas esperanças de ser atendido nos 25 minutos seguintes.
debruçou-se sobre o balcão!!!
ora, perante tal denúncia de incompetência pensei para comigo mesmo:
"alto lá com ela ó jotinha, que não vai tardar o que esperavas. o melhor é mas é voltar cá num dia em que esteja vazio e despacho isto enquanto o diabo esfrega um olho..."
e assim foi. ainda hoje não sei se ganhei o euromilhões ou não...

5 comentários:

andre disse...

há alturas em que mais vale um gajo continuar a ser pobre e sair do estabelecimento acender um cigarro e rir-se para o sol

Guida Marques Pinto disse...

alto lá ó jotinha, querias ganhar assim de surra à primeira?Tu sabes que és um afortunado, e que no teu destino estará o euromilhões dourado (como no 'Charlie') mas até ficava mal aos demais ver-te ganhar à primeira...

o (grande) autor disse...

amigo dos ursos...a publicidade paga-se, sabes?

o (grande) autor disse...

ó cuca, algo me diz que já sou o charlie, mesmo sem o bilhete dourado...

Mary Mary disse...

A história é fantástica! Mas o que realmente gostei foi da história do gato!! Ainda estou a rir...
Acho que vou começar a ler o "Tal & Qual" e "O Crime"...
Também me acontece esta situação mas apenas tenho para ler a "Caras" ou a "Lux". Vou começar a ir a outras bandas que tenham esses jornais logo ali debaixo de olho...

 
origem