segunda-feira, setembro 13, 2010

6 Gladiadores 6

Hoje em dia, um gajo vê filmes como o "Gladiador" e, nas cenas das lutas, em que os gladiadores se matam uns aos outros para deleite do olho humano, pensamos "como é que isto era permitido?"
Daqui a uns anos, felizmente, outros gajos verão filmes sobre touradas e, nas cenas em que o touro é espetado e gozado e cansado e morto para deleite do olho humano, pensarão "como é que isto era permitido?"
Ai ai ai ai, que exagero, o ser humano não é comparável com o animal, dirão os amantes da tourada.
Mas o que não é comparável é o mal que os animais não fazem ao ser humano com o mal que o ser humano lhes faz.

1 comentário:

ana v disse...

tens toda a razão ... e tal como os gladiadores desapareceram ... porque a sociedade assim o quis, também as touradas acabarão por desaparecer: quando a sociedade crescer o suficiente para o decidir e estiver preparada para isso!!! - não é necessário impor, através de legislação, o fim de um costume que, se o ignorarmos, rapidamente cairá por si.

E até te posso dar um exemplo mais próximo de nós: em barrancos os touros de morte não tinham grande importância: eram uma largada como todos as outras aldeias em redor têm, se era touro de morte ou não não tinha grande significado. Mas há uns anos uns jornalistas resolveram falar da coisa na praça pública. Com tanta publicidade, os touros de morte, que até já nem eram muito importantes, ganharam de novo um relevo que todo o alentejo começou novamente a querer assistir, e noutras aldeias que há muito não o faziam, voltaram à prática para atrair pessoas para as suas festarolas ... Ou seja, se os defensores dos animais e a comunicação social não se tivessem interessado tanto pela coisa, talvez tivesse caido em desuso, pelo contrário, tanto falaram e divulgaram que as gentes locais conseguiram a legalização da prática ...

Beijinhos e boa semana

 
origem